sábado, 5 de setembro de 2009

Ainda São Paulo :: Mensagem e Missão

Malas já desfeitas, recuperada do jet lag e assimilada a viagem quero agora deixar aqui a minha mensagem paulista.

Muitas histórias já foram contadas, centenas de fotografias partilhadas, mil mensagens foram trocadas, mesmo aqui no blog o querido Filipe já postou um artigo sobre a viagem, ainda assim e sem querer maçar, findo isto com uma necessidade imperativa de mostrar o que trouxe na minha bagagem... a minha vivência paulista!

Onze instrutores partiram de Portugal rumo ao festival, isso foi muito bom. Como éramos em número expressivo para formar um grupinho, conseguimos romper com a prenoção do português sério e sisudo e encantar nossa família brasileira. Amei ouvir por lá: "Esses portugueses são tão divertidos!" (leia-se com sotaque brasileiro). Foi muito engraçado, brincarmos com os costumes e trejeitos das nossas culturas.

Durante o festival aproximei-me do Mestre DeRose para dizer o quanto estava a adorar São Paulo. O Mestre perguntou-me: "Mas já conhece São Paulo?". Achei estranha a pergunta, pois numa semana de estadia nessa cidade, já tinha dado tempo para travar contacto com pessoas e lugares.

Depois percebi o que é conhecer essa cidade...

Tive o privilégio de privar com pessoas hiper-motivadas, inspiradas, felizes, figuras carismáticas do Método DeRose, conhecidas pelos seus talentos. Dessas pessoas, eu sempre pensei que lá teriam a sorte de ter nascido com alguma aptidão genética extra. Depois descobri que não. São pessoas que trabalham muito, num entusiasmo que contagia qualquer um, e que faz acontecer qualquer coisa. O maior talento é acreditarem que o que ainda não foi feito, não é impossível.

Falo agora, especificamente das escolas Anália Franco e Paes de Barros, com quem convivi mais de perto. Eu senti um grupo coeso que vibra numa energia de superação, que puxa e catapulta cada membro a evoluir. Como todo o mundo se apoia no grupo, ele é uma força energética que nunca pára e nunca se apaga. São pessoas que não somente fazem a filosofia, são pessoas que SENTEM a filosofia.

Que estas modestas palavras sirvam para expressar o meu agradecimento profundo, por toda a amizade, dedicação, disponibilidade, ajuda e companheirismo que demonstraram ao receber os "tugas", nome com que carinhosamente nos apelidaram. A maior das dádivas foi o vosso exemplo.
Sendo difícil dirigir um sincero obrigada a cada um (afortunadamente, vocês são muitos) aceitem o meu:
MAHÁ OBRIGADA!!

E em resposta à pergunta colocada pelo Mestre: "Sim Mestre, conheci São Paulo!"
Como costuma ensinar, "viagens servem para rasgar antolhos". Foi exactamente isso que senti no final desta experiência, a visão mais ampla, o desmoronar de certos paradigmas.

Estamos agora aqui no Porto, contagiados pelo vosso entusiasmo, "realizando" como dizem os nossos irmãos brasileiros. Trazemos connosco Brasil e ficamos contentes de ter deixado convosco um gostinho português. Esperamos poder retribuir tudo isso, os "tuguinhas" cá vos esperam de braços abertos na Europa, sintam-se convidados!

Foto de encerramento do Festival de São Paulo 2009
Até já amigos!


É fascinante perceber que cada um de nós abriga um valor muito pessoal que alguns até agora não descobriram, outros não o usam, e ainda há os que não o queiram reconhecer. Numa forma bem ligeira, no mínimo é uma pena, convenhamos.
Durante a viagem recebi um recado que gerou em mim uma missão que pretendo partilhar convosco.
Entre nós, o nosso pensamento dá frutos, a nossa voz ecoa, as nossas acções criam, contudo, lá fora ninguém nos conhece. Desfrutamos de um património de valor inestimável, pertencemos a uma cultura inigualável, e menosprezamos o privilégio que temos. Urge a necessidade de sermos notados, de partilhar uma filosofia que é de todos, que pertence à humanidade.

Aqui no Porto, faço o meu apelo a quem quiser unir-se e dar a mão. Temos de aparecer! Criar blogs, dar entrevistas, escrever para revistas e jornais, mostrar o nosso trabalho sério e honesto!

Conto convosco!
Sandra Semblano

5 comentários:

Tere disse...

amei san!

seja bem-vinda com todo esse gás!

beijo de amor
Tere

Thiago Duarte disse...

Que bom que te divertiste tanto. E dividiu isso connosco no post. Vamos mesmo espalhar nosso Proposta aos quatro ventos!

Zélia Couto e Santos disse...

Parabéns Sandrinha! Adorei o teu texto. Representa o k nós todos sentimos.
Vamos fazer o CD São Paulo 2009? Bora lá!
Beijinhos doces

Anónimo disse...

Eeeee, que lindo texto!
Nós é que agradecemos pela presença brilhante de todos vocês por aqui durante esses dias.
Postei no YôgaPress seu texto! :)
Grande beijo com saudades,
Marina Engler
www.yogapress.net

Marco Santos disse...

Que belo texto Sandra, os meus parabéns!
E obrigado a todos os que foram ao Brasil e que posteriormente partilharam com os que ficaram toda a experiência contagiante.
Para o ano espero ser eu a contribuir com a mesma dose de motivação.
Obrigado Sandra, obrigado egrégora!